Care-Assistência-24hs Care Assistência 24hs

(31) 2519-0600

Dicas e novidades no

Blog da Care

7 dicas para evitar acidentes de moto

Setenta mil. Este é o número de acidentes de moto registrados no primeiro trimestre de 2020. No Relatório Estatístico elaborado pela Seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT, fica evidente que os motociclistas são os mais vulneráveis nas estradas brasileiras.

Dados sobre acidentes de moto, levantados por uma pesquisa da Seguradora Líder.

A Care tem uma preocupação especial com a sua segurança. No nosso blog, já falamos sobre dicas para evitar acidentes de trânsito e medidas para garantir a visibilidade na estrada. Desta vez, vamos dar 7 dicas para os motociclistas se protegerem melhor no dia-a-dia. Confira!

1) Motociclistas: usem todos os acessórios!

Não há desculpa. Quem pilota moto sabe que o uso de equipamentos de proteção é fundamental para a segurança, especialmente em viagens longas. Em caso de queda, a roupa protetora impede que você tenha lesões mais graves.

É importante usar jaqueta reforçada, calças resistentes, luvas de couro e um capacete com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Já os calçados devem ter um fechamento acima dos tornozelos.

2) Cuidado com os cruzamentos!

 Em um cruzamento, a atenção deve ser redobrada. Mesmo tendo a preferência, o motociclista deve ter cautela, observando a sinalização e todos os veículos ao redor.

Além disso, é importante reduzir a velocidade e olhar para todos os lados antes de seguir. A falta de atenção é o que geralmente provoca acidentes de moto em cruzamentos.

3) Ultrapassagem sempre à esquerda

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, as ultrapassagens devem acontecer sempre na pista da esquerda. Evite manobras arriscadas, ou qualquer movimento que não possa ser visto pelos outros veículos na pista.

A ultrapassagem só deve ser feita quando o motociclista tiver certeza que foi visto por quem está à frente. 

4) Manutenção na moto

Nunca dirija com a moto em más condições, especialmente em longos trajetos. Antes de uma viagem, verifique se:

  • os pneus estão calibrados;
  • o sistema elétrico e a corrente da relação estão funcionando;
  • o óleo foi trocado antes de atingir a quilometragem limite;
  • os freios estão em boas condições;
  • os retrovisores estão alinhados de acordo com as normas.

Especialistas recomendam que a revisão seja feita pelo menos uma vez ao ano, para garantir que a moto está em bom estado.

5) Cuidado nos corredores

Todo motociclista sabe que passar pelos corredores é uma forma de escapar de um congestionamento, mas é preciso fazer isso com extremo cuidado. Nunca passe pelos corredores em um cruzamento, já que você pode ser surpreendido por um carro que não estava em seu alcance.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motociclista que está nos corredores deve manter uma distância lateral e frontal entre os outros veículos. Essa é uma medida para evitar acidentes de moto, que são muito comuns neste espaço.

6) Respeite a sinalização

Motoristas e passageiros devem respeitar a sinalização em todos os momentos, mas para os motociclistas, isso é ainda mais importante. Em uma colisão com outros veículos, a moto sempre leva a pior, por isso a atenção deve ser redobrada. 

Avançar sinal e desrespeitar placas não é uma opção válida para nenhum motociclista.

7) A segurança vem antes da velocidade

No trânsito, você precisa ver e ser visto. O excesso de velocidade prejudica não só o seu poder de reação, mas também a visão que os outros motoristas têm de você na pista.

Por isso, dirija sempre dentro dos limites de velocidade, reduzindo a aceleração nas curvas e cruzamentos. A direção defensiva deve ser uma prioridade de todo motoqueiro.

A Care está aqui para te apoiar em todos os momentos. Precisa de assistência na sua moto, ou carro? Nós cuidamos de tudo! Para falar com a gente, é só ligar para o número: (31) 2519-0600.

Compartilhe:
×