Care-Assistência-24hs Care Assistência 24hs

(31) 2519-0600

Dicas e novidades no

Blog da Care

A importância do ISO 9001 para o negócio

A certificação ISO 9001 para uma empresa não significa apenas qualidade nos processos, mas crescimento rentável, com redução de custos e aperfeiçoamento de práticas

Numa economia dinâmica é comum que muitos negócios não tenham vida longa. Uma série de fatores interferem direta ou indiretamente no sucesso das empresas. Um dos problemas mais comuns são falhas nos processos, como demora na resposta do atendimento, ou retrabalhos, que podem provocar a queda da lucratividade, contribuindo para a falência. 

A ISO 9001 é uma alternativa para criar uma padronização e otimizar a produção.

O que é  

O selo ISO 9001 é um conjunto de práticas que serve como norma de padronização para um determinado serviço ou produto. Esta norma faz parte de um grupo maior, designado ISO 9000, criado pela Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization – ISO).

Essa certificação nasceu em 1987 e é ajustável a qualquer tamanho e tipo de empresa, as principais alterações que o selo sofreu até agora foram, justamente, para atender as demandas e necessidades de mercado. 

O objetivo central é proporcionar um padrão internacional de qualidade nos processos de gestão interna. Por isso, se o foco do empreendimento é a qualidade, a implementação da norma é essencial para otimizar o funcionamento. 

Confira abaixo as razões pelas quais a ISO 9001 pode melhorar o seu negócio.

Credibilidade da marca

No mercado, a certificação já se tornou um critério para fechamento de negócios.  Uma vez que, comprova a atenção da empresa com os processos que levam até o consumidor  um atendimento de excelência. Portanto, o crescimento do número de clientes, em muitos casos, está atrelado, diretamente, ao selo de qualidade.

Outro ponto interessante que deve ser observado é o fato da ISO 9001 ter destaque e relevância internacional. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma com as peculiaridades e adaptações voltadas para o nosso país, mas o selo é reconhecido no mundo inteiro.

Quando seu empreendimento traz esse selo, demonstra que valores como qualidade e eficiência nos processos de gestão estão presentes e são características valorizadas pela empresa.

Redução dos custos

Aumentar os lucros, reduzindo  custos é uma das metas estabelecidas para ter um negócio de sucesso. Um dos pontos positivos da ISO 9001 é justamente proporcionar meios para otimizar os processos da empresa. A correção das irregularidades e falhas é um dos itens da norma que minimiza gastos e desperdícios.

O aprimoramento dos métodos permite também um melhor funcionamento da empresa, fazendo crescer a rentabilidade. Muitas etapas nos processos que poderiam ser desnecessárias, perdidas ou feitas incorretamente são identificadas na fase do diagnóstico e corrigidas.

Satisfação do cliente

Um dos intuitos principais da norma de qualidade é a satisfação do cliente. Vários tópicos são pensados para manter o nível elevado de produtividade das organizações e, consequentemente, atender as demandas do público consumidor.  

A importância do ISO 9001

Mais um fator que deve ser considerado é que o selo garante qualidade no processo, por isso o serviço ou produto prestado pela empresa será melhorado, benefício que interfere diretamente na satisfação do cliente. 

A ISO 9001 incentiva pesquisas e entrevistas junto aos consumidores para detectar pontos que precisam evoluir. Sendo assim, há uma constante ação de aprimoramento.

Aperfeiçoamento nos serviços ou produtos

É importante lembrar que a norma não foca no serviço/produto oferecido, mas sim na gestão da qualidade. Desta forma, todos os requisitos presentes na ISO 9001 são sobre a excelência dos processos, mas o refinamento na técnica colabora para melhorias dos serviços/produtos

Garantia na melhoria contínua

Uma das diretrizes que norteiam a ISO 9001 é a garantia da melhoria contínua. A norma não só comprova que a empresa atua sob os requisitos nela presentes, como também continue se desenvolvendo. Mas o que isso quer dizer?

Um dos pontos da ISO 9001 é revisão periódica realizada por um consultor para avaliar se os itens não apenas foram executados, mas continuam a ser praticados pela empresa. 

A Care valoriza a qualidade dos processo internos, para atender bem e melhor.  Por isso, é a única empresa de assistência 24 horas, no mercado, atuando sob as diretrizes da ISO 9001. Cuidar de tudo é colocar a qualidade em primeiro lugar!  

>> Leia a seguir: Dicas para melhorar a gestão financeira da sua associação de proteção veicular

Compartilhe:
×