Care-Assistência-24hs Care Assistência 24hs

(31) 2519-0600

Dicas e novidades no

Blog da Care

Categorias: Aconteceu na Care

Descubra como evitar acidentes de trânsito

Entre os dias 18 e 25 de setembro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promove a Semana Nacional do Trânsito, que faz um alerta para os cuidados que os motoristas e passageiros devem ter nas vias para evitar e prevenir acidentes de trânsito. Em 2020, o tema da campanha é “Perceba o risco, proteja a vida”.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2019, 37,1% dos acidentes de trânsitos foram causados pela falta de atenção dos motoristas. 

O foco principal da Care é cuidar de tudo, por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a se manter atento, evitando os acidentes de trânsito. Confira!

Leia mais: https://careassistencia.com.br/saiba-como-prevenir-os-acidentes-domesticos-mais-comuns/

Dirija com atenção máxima

Quando estiver dirigindo, deixe de lado qualquer coisa que possa te distrair, prejudicar os movimentos ou sua percepção

No trânsito acontecem muitas situações inesperadas e qualquer ato de desatenção pode ser fatal. Por isso, evite:

– usar fones de ouvido;
– conduzir com uma mão só;
– usar o celular;
– usar chinelo ou outros calçados que não se firmam no pé;
– colocar um dos braços para o lado de fora da porta;
– qualquer ação que prejudique a sua visibilidade.

Para os motociclistas, a recomendação é a mesma. Além disso, dirija sempre com as roupas de proteção adequadas e capacete, mantendo os olhos na pista para evitar acidentes.

Os passageiros também devem tomar os seus cuidados, deixando o motorista se concentrar no que interessa, que é a condução do veículo, sem distrações.

Não dirija sob o uso de substâncias tóxicas

Se beber, não dirija… essa é uma campanha que existe há muitos anos e com a criação da Lei Seca, que completa 12 anos em 2020, a legislação brasileira se tornou ainda mais rigorosa com motoristas que são pegos dirigindo sob o efeito de álcool.

Porém, é importante lembrar que não é só o álcool que prejudica os reflexos dos motoristas. O uso de qualquer substância tóxica, como remédios e outras drogas, pode afetar a sua capacidade de conduzir o veículo. 

Só pegue o volante se estiver em plenas condições físicas, mentais e emocionais, sem nenhuma substância psicoativa no organismo.

Cheque as condições do carro

Outro fator que pode atrapalhar a sua segurança no trânsito são os problemas estruturais do veículo. Antes de dirigir, você deve conferir se os seguintes elementos estão em perfeita condição:

– freios;
– buzina;
– retrovisores;
– vidros;
– para-brisa;
– pneus;
– cadeirinha no transporte de crianças;
– faróis;
– cintos de segurança.

Se o seu veículo tem qualquer problema estrutural ou defeito, vá até uma oficina imediatamente. Dirigir com o carro em condições precárias coloca a vida de todos em risco.

Para evitar qualquer problema, é importante que você faça a manutenção regular do seu veículo. Também é fundamental que você confira a quantidade de combustível antes de dirigir por grandes distâncias.

>> Leia mais: Como orientar seu associado para diminuir o número de acionamentos da assistência.

Respeite as regras básicas de trânsito

Seguir as normas básicas de trânsito também é uma forma de se prevenir. Todo motorista deve:

– respeitar os limites de velocidade;
– manter uma distância segura dos outros veículos;
– usar cinto de segurança;
– prestar atenção na sinalização;
– respeitar a faixa de pedestre;
– entre outras medidas.

Ao respeitar essas regras, você não só evita acidentes de trânsito, mas se protege das penalidades que são dadas para quem comete infrações.

Cuide de quem está em situação de vulnerabilidade

É dever de todo motorista respeitar as outras pessoas que estão no trânsito. Um dos pontos mais importantes da campanha da Contran é destacar a vulnerabilidade dos passageiros, pessoas com deficiência, ciclistas, motociclistas e entregadores, que frequentemente são vítimas de acidentes fatais.

Cabe a cada uma dessas pessoas o uso de proteção, como capacete no caso de ciclistas e motociclistas, mas também é dever do motorista respeitar o espaço das outras pessoas, dirigindo de forma segura e responsável.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2019, os motociclistas foram as principais vítimas dos acidentes de trânsito. Foram registradas 10.674 mortes de motociclistas no ano passado, que representam 30,17% do total.

Por isso, é importante passar essas dicas para os seus associados, ajudando a reduzir a ocorrência de sinistros.

Se cuidar no trânsito é um dever de todos e a Care está aqui para te ajudar em tudo o que for possível. Temos prestadores de serviço espalhados por todo o Brasil, que estão prontos para te socorrer em qualquer imprevisto. 

Precisou da gente? Então, entre em contato pelo telefone (31) 2519-0600. Vamos crescer juntos?

Compartilhe:
×