Dicas e novidades no
Categorias: Fique por dentro Serviços
A pandemia da Covid-19 deixou o mundo assustado, e há um motivo claro para isso. O novo vírus mostrou a fragilidade humana para lidar com doenças respiratórias.
Mesmo quando tem baixa letalidade, uma doença respiratória altamente contagiosa pode causar grandes problemas para a sociedade. Com muitos doentes, o sistema de saúde de qualquer cidade fica sobrecarregado, o que deixa muita gente sem o atendimento necessário.
O coronavírus é um grande exemplo desse problema, em vários países, faltaram leitos no auge da pandemia. Em menos de um ano, o vírus contaminou mais de 55 milhões de pessoas, deixando mais de 1 milhão de mortos.
Infelizmente, a Covid-19 não é a única doença respiratória letal e contagiosa. Nesta semana, na série de dicas da Care Saúde, você vai conhecer outros tipos e saber como se prevenir.
>> Leia mais: Quando e quais exames fazer no check-up médico?
As doenças respiratórias atingem órgãos como pulmões, faringe e laringe. Algumas são passageiras e de fácil tratamento. Outras são crônicas e necessitam de acompanhamento pelo resto da vida.
Ao contrário do que muita gente pensa, doenças respiratórias comuns também devem ser motivo de preocupação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aconteçam cerca de 1 bilhão de casos de gripe no mundo, e que esses casos provoquem mais de 200 mil mortes.
Alguns fatores, como mudanças climáticas e poluição desencadeiam ou facilitam a propagação desse tipo de enfermidade.
Nos períodos mais secos do ano, a umidade do ar fica mais baixa. Essa alteração agrava os sintomas de quem sofre com problemas crônicos. Além disso, a aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a transmissão das doenças virais.
Outro problema grave é a poluição do ar. De acordo com a OMS, por ano, 7 milhões de pessoas são vítimas de doenças respiratórias causadas por poluentes.
As doenças respiratórias podem ser provocadas por infecções virais, reações alérgicas, bactérias, entre outros problemas. As mais conhecidas são:
É uma doença crônica, mais comum em crianças, mas que pode estar presente em todas as faixas etárias. Essa condição consiste na inflamação dos brônquios (que levam o ar ao pulmão), dificultando a respiração.
A asma pode ser causada por fatores genéticos e ambientais. Os principais sintomas da doença são:
Não há cura para a asma, mas ele pode ser controlada com o tratamento correto, seja por medicação, ou evitando os fatores de gatilho (poeira, mofo, pelos de animais, cigarro, etc.).
A pneumonia é a infecção dos pulmões, que pode ser causada por vírus ou bactérias. Geralmente, surge em pessoas que estão com um resfriado ou gripe, que se agrava. A doença é tratada com antibióticos.
É uma doença que pode se manifestar de forma grave, principalmente em idosos. Seus sintomas são:
É importante identificar a pneumonia rapidamente e iniciar o tratamento em poucos dias. Isso diminui o risco de internação.
É a inflamação da mucosa da face. A sinusite pode ser aguda (dura poucos dias) ou crônica (se prolonga por meses). É outra doença que geralmente aparece em quem já está com um resfriado ou gripe.
Quem está com sinusite apresenta sintomas como:
A bronquite é a inflamação das vias respiratórias (brônquios), que pode ser causada tanto por fatores ambientais, como pelo contato com vírus e bactérias.
A doença possui três tipos: crônica (que se prolonga por meses), aguda (dura pouco tempo, é uma evolução de gripe ou resfriado) e alérgica (desencadeada pelo contato com substâncias que causam alergia, como poeira, pelos de animais, etc.).
Os sintomas da bronquite são:
A rinite é a inflamação da mucosa da nariz. Ela pode ser alérgica, crônica ou infecciosa, assim como tantas outras doenças respiratórias.
Os principais sintomas da rinite são:
A rinite mais comum é a alérgica, provocada por fatores ambientais, como o contato com a poeira e a poluição.
As doenças respiratórias são muito comuns e é difícil encontrar alguém que não teve contato com mais de uma delas ao longo da vida.
Apesar disso, existem maneiras de se proteger, diminuindo o risco de adoecimento. A principal delas é manter a sua carteira de vacinação em dia, tomando a dose anual da vacina contra a gripe. Além disso, é importante:
Em geral, as doenças respiratórias são identificadas já no exame clínico, durante a consulta com um clínico geral ou otorrino, mas em alguns casos, é necessário fazer exames para um diagnóstico mais preciso.
No caso de doenças que atingem o pulmão, exames de imagem, como a radiografia e a ultrassonografia, são usados com frequência.
Outros exames comuns são o de espirometria, usado para medir o fluxo de ar nos pulmões, e o teste alérgico, que identifica substâncias que desencadeiam as crises de rinite no paciente.
No Brasil, um dos grandes desafios do enfrentamento da Covid-19 e de outras doenças respiratórias contagiosas é evitar que o colapso do sistema de saúde.
Em abril deste ano, hospitais das principais capitais brasileiras tiveram ocupação total das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Isso mostra a importância não só do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), mas da busca por soluções alternativas de atendimento de saúde, por um preço acessível.
Uma alternativa viável é a Care Saúde, que oferece descontos em consultas médicas, exames diagnósticos, dentista, e muito mais! Conheça o nosso serviço pelo site, ou entrando em contato com o nosso Comercial pelo telefone: (31) 2519-0600.