Care-Assistência-24hs Care Assistência 24hs

(31) 2519-0600

Dicas e novidades no

Blog da Care

Dicas da Care Saúde para cuidar das crianças em isolamento social

As pessoas podem precisar de um certo tempo para assimilar mudanças na rotina. É natural do cérebro humano levar semanas ou até meses para se acostumar a um novo hábito. Neste ano, com a pandemia do coronavírus, rotinas de pessoas de todo o mundo tiveram que incluir mais cuidados com a  higiene, uso de máscaras e distanciamento social. É um momento de muitas incertezas e medo para os adultos, mas para as crianças também.

Os pequenos tem que lidar com a educação, o confinamento e o excesso de tempo livre em casa. Essas mudanças e o medo da doença podem deixá-los mais ansiosos e nervosos. Por isso reunimos as melhores dicas da Care Saúde para quem tem crianças em casa, como forma de tornar esse momento mais tranquilo e saudável para toda a família!

Esteja presente e dedique parte da sua rotina diária para eles

Segundo a Parenting for Lifelong Health, um projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro passo para cuidar bem de crianças em quarentena é estar presente para ter tempo de qualidade com os pequenos. 

Podemos encarar o momento de isolamento como uma oportunidade de fortalecer os relacionamentos. Os benefícios começam a aparecer já a partir de 20 minutos diários de conversa “olho no olho”. 

Seja sincero e dialogue sobre as notícias

Essa é uma boa chance para conversar com eles sobre o que está acontecendo no mundo. É importante ser honesto e não deixá-los no escuro, mas sempre com o cuidado de não repassar informações alarmantes ou chocantes demais, lembrando de utilizar a linguagem mais adequada para cada faixa etária.

Da mesma forma que não é interessante para adultos acompanharem notícias em excesso durante a pandemia, também pode ser prejudicial para a saúde mental das crianças e adolescentes. 

Leia também: dicas da Care Saúde para cuidar da saúde mental durante a pandemia

Para a pedagoga Viviane de Paula, a pandemia pode ser uma oportunidade de ensinar aos filhos o valor e a importância da ciência

“Eu acredito que é um ótimo momento, por exemplo, para introduzir a ciência às crianças. De como a ciência e os conceitos científicos são importantes. São atividades que as crianças já têm na escola e que agora os pais podem trocar com elas. É uma forma saudável e importante para, em um momento desses, ter um pouco mais de conhecimento de como a ciência é importante. É interessante pensarmos nisso para que as crianças não cheguem à vida adulta com um pensamento alienado. Crianças que aprendem corretamente têm um posicionamento muito melhor no decorrer na vida.” – pedagoga Viviane de Paula em entrevista ao jornal Brasil de Fato

Transforme as tarefas domésticas em atividades em família

Cozinhar, lavar louça e roupas ou fazer faxina são hábitos que devem ter o envolvimento de todos os membros da família. Que tal aproveitar o tempo em casa para envolver as crianças nos cuidados com a casa?

Para incentivá-los a participar, lembre-se de manter uma atitude positiva e parabenizá-los quando fizerem algo certo. Você também pode transformar as tarefas diárias em um jogo mais lúdico e divertido. 

Se as crianças fizerem muita bagunça, deixe claro qual o comportamento que você gostaria de ver, em vez de condenar o comportamento ruim. Mas lembre-se que pode ser muito difícil para os pequenos cumprir o que você está pedindo. Para crianças mais novas com muita energia, ficar quieta durante um dia inteiro em casa, por exemplo, é bem mais difícil do que fazer silêncio durante os minutos em que você está em uma ligação. 

Monte uma nova rotina e seja o exemplo

Assim como os adultos, crianças também precisam de estrutura no dia a dia. Planeje, junto com eles, os horários para estudar, brincar, fazer atividades físicas e, principalmente, manter os hábitos de higiene

Siga as recomendações de combate ao coronavírus, incluindo a higiene, o isolamento e o distanciamento social, e mostre para seus filhos como você está fazendo isso. Pense nos hábitos que você gostaria que eles tivessem quando as aulas presenciais voltarem a acontecer. Ensine-os a manter distâncias seguras e a lavar as mãos da maneira ideal. 

Incentive atividades fora das telas

Pode parecer mais fácil entreter a criança com videogames, redes sociais e televisão quando precisamos que elas façam silêncio ou não interrompam as atividades dos adultos. No entanto, passar muito tempo conectado e olhando para a tela não é saudável. 

Atividades manuais são importantes para o desenvolvimento da criança. Incentive hobbies e brincadeiras em casa fora das telas, como:

– começar um jardim ou uma horta;
– fazer uma receita na cozinha;
– jogar jogos de tabuleiro, desenhar;
– brincar de massinha. 

Crianças têm muita imaginação para inventar histórias e personagens a partir dos mais variados objetos. Permita que eles utilizem outras coisas da casa, além dos brinquedos, para exercitar essa criatividade!

Acompanhe de perto o uso da internet e das redes sociais

Melhor do que proibir o uso da internet e das redes sociais é monitorar e participar do tempo em que os filhos passam conectados. 

– Lembre-se de definir os controles parentais nas plataformas que permitem esse tipo de configuração, como o Google e o YouTube Kids.
– Envolva-os na criação de acordos sobre o tempo de uso dos dispositivos digitais.
– Ensine seus filhos a manter suas informações pessoais em sigilo na internet e não divulgá-las abertamente nas redes.
– Acessem sites, redes, jogos e aplicativos juntos, em família.
– Ensine adolescentes a denunciar conteúdos inadequados.
– Diga que está aberto a conversar sobre o que seus filhos veem e consomem on-line.

Opções educativas para crianças na internet

– Banca da Mônica – Aplicativo para Android, iOS
Croco Adventure – Aplicativo para Android, iOS
Como São Feitas as Coisas? – Aplicativo para Android, iOS
O que tem no Espaço? – Aplicativo para Android, iOS
Que as forças estejam com você – Aplicativo para iOS
Como Eram os Dinossauros? – Aplicativo para Android, iOS
Como o Corpo Humano Funciona? – Aplicativo para Android, iOS

Essas são as recomendações da Care Saúde para um período de isolamento e distanciamento mais seguro e saudável para crianças e adolescentes. A Care Saúde é um programa de benefícios que oferece descontos de até 70% em serviços médicos e odontológicos em todo o Brasil. Saiba como levar a Care Saúde para o seu negócio!

Compartilhe:
×