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Saber como captar clientes e obter sucesso em vendas é uma das tarefas mais desafiadoras para qualquer negócio.
Não há fórmula mágica para vender muito, mas um bom planejamento alinhado ao conhecimento da sua marca, dos seus clientes e de boas práticas de atendimento podem ajudar a conquistar ótimos resultados.
Confira nove dicas para obter mais sucesso nas vendas e atrair clientes.
Essa é a regra número um para vender bem. É preciso mapear o perfil de quem compra seus produtos, contratam seus serviços, ou de consumidores em potencial, para conhecer seus hábitos de consumo, necessidades, comportamento e ideias.
Você pode colher dados sobre o seu público em pesquisas de mercado; formulários preenchidos pelo cliente no momento da compra; no site, em áreas de cadastro para receber descontos, brindes ou informações; nas conversas, em reuniões presenciais; em pesquisas de pós-venda….
Feito isso, é hora definir suas personas. Personas são personagens fictícios que representam os diferentes tipos de consumidores do seu negócio. É como se você criasse um personagem, baseado nos dados que colheu, levando em conta os fatores psicológicos que o afetam. Assim, você consegue direcionar suas campanhas de vendas de maneira mais assertiva e segmentada.
Você poupa tempo, dinheiro e esforços, atraindo pessoas que realmente tenham interesse no seu negócio e com potencial para fechar a compra.
Ao elaborar essas campanhas e as estratégias de marketing que serão usadas, também é preciso ter em mente fatores que estão na base de qualquer negociação, como:
Antes de entrar em contato com um possível cliente, é preciso estudar o mercado onde você está inserido para entender as práticas comuns adotadas pelos seus concorrentes e as oportunidades que existem.
Cada tipo de negociação pode demandar um esforço diferente, mas é essencial:
Um estudo feito pela MindMiners e a NeoAssist, apontou que 92% dos consumidores julgam o atendimento muito importante ou importante para escolher uma marca para comprar ou se relacionar. E cerca de 87% pararam de comprar produtos ou serviços porque tiveram um atendimento ruim.
Ou seja, colocar as pessoas certas no lugar certo e ter um padrão de qualidade nos atendimentos é essencial para fazer vendas e fidelizar o público.
Para atender bem, comece o contato com o cliente de forma positiva! Evite conversas desagradáveis, negativas críticas aos concorrentes ou reclamar das suas próprias insatisfações e problemas. Seja empático, educado e respeite as dúvidas ou dilemas do consumidor. Esses cuidados vão te ajudar a ter sucesso em suas vendas.
Quando o cliente consegue tirar suas dúvidas e visualizar, de formas diferentes, o produto ou serviço em análise, a chance dele fechar uma compra aumenta.
Crie páginas nas redes sociais, mantenha um site ativo e ofereça opções de contato variadas, seja por e-mail, telefone, WhatsApp ou até mesmo videochamadas.
Crie conteúdo para blogs e mídias sociais que demonstrem para seus clientes que você é uma referência no assunto.
As percepções, reações e considerações do comprador são essenciais para a forma como você conduz a negociação.
Respeite o momento do consumidor e escute o que ele tem para dizer quando ele decidir ou quiser compartilhar.
Esteja a postos para atender as necessidades que ele pode ter de informações ou soluções em cada momento dessa interação. Antecipe a solução de problemas.
É muito comum vendedores tentarem emplacar o que há de mais caro no portfólio da empresa.
Além de espantar pessoas que precisam de alternativas mais baratas, você pode causar desconfiança no cliente. Apresentando opções variadas e explicando como cada uma pode atender a necessidade do público, você prova que não quer empurrar algo a todo custo e que também está pensando no que é melhor para ele.
Para adicionar valor à sua venda e estimular o desejo de compra, apresente benefícios e não o produto ou o serviço em si. Mostre ao seu cliente tudo que ele ganha ao fechar o negócio.
Além disso, crie atrativos adicionais para fidelizar seus clientes. Clube de descontos ou vantagens pelo tempo de uso podem ser o toque final para fazer uma venda.
O Care Mais é um exemplo. Nosso programa oferece descontos em lojas, postos de combustíveis, restaurantes e compras on-line em todo o Brasil..
Posts patrocinados, anúncios no Google, parcerias com influenciadores… são várias as estratégias digitais pagas que podem ser convertidas em vendas.
Usando esses recursos você aumenta seu alcance, a autoridade da sua marca e podem atingir diretamente suas personas, segmentando as ações para o público desejado.
Uma boa rede de relacionamento ajuda a organização a crescer. Por meio da troca de informações relevantes sobre o mercado, da contribuição mútua e de indicações você pode alcançar resultados melhores e também ajudar parceiros.
Faça networking e mantenha uma base de contatos sólida. Essa é uma estratégia que ajuda qualquer profissional e empresa
Quer que sua associação se destaque no mercado? Vem pra Care! Trabalhamos com eficiência para garantir o melhor para seu negócio, com planos simplificados e diversos serviços que permitem uma venda customizada, de acordo com a necessidade do seu público.