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arte com a foto de dois empresários comemorando e batendo as mãos

Nove dicas para ter sucesso em vendas

Saber como captar clientes e obter sucesso em vendas é uma das tarefas mais desafiadoras para qualquer negócio.

Não há fórmula mágica para vender muito, mas um bom planejamento alinhado ao conhecimento da sua marca, dos seus clientes e de boas práticas de atendimento podem ajudar a conquistar ótimos resultados.

Confira nove dicas para obter mais sucesso nas vendas e atrair clientes.

Conheça seu público-alvo

Essa é a regra número um para vender bem. É preciso mapear o perfil de quem compra seus produtos, contratam seus serviços, ou de consumidores em potencial, para conhecer seus hábitos de consumo, necessidades, comportamento e ideias.

Você pode colher dados sobre o seu público em pesquisas de mercado; formulários preenchidos pelo cliente no momento da compra; no site, em áreas de cadastro para receber descontos, brindes ou informações; nas conversas, em reuniões presenciais; em pesquisas de pós-venda….

Feito isso, é hora definir suas personas. Personas são personagens fictícios que representam os diferentes tipos de consumidores do seu negócio. É como se você criasse um personagem, baseado nos dados que colheu, levando em conta os fatores psicológicos que o afetam. Assim, você consegue direcionar suas campanhas de vendas de maneira mais assertiva e segmentada.

Você poupa tempo, dinheiro e esforços, atraindo pessoas que realmente tenham interesse no seu negócio e com potencial para fechar a compra.

Ao elaborar essas campanhas e as estratégias de marketing que serão usadas, também é preciso ter em mente fatores que estão na base de qualquer negociação, como:

  • a necessidade do cliente:
  • as vantagens do produto ou serviço;
  • as características que podem gerar objeção;
  • o nível de urgência de compra que o cliente tem.

Estruture sua negociação

Antes de entrar em contato com um possível cliente, é preciso estudar o mercado onde você está inserido para entender as práticas comuns adotadas pelos seus concorrentes e as oportunidades que existem.

Cada tipo de negociação pode demandar um esforço diferente, mas é essencial:

  • se preparar-se para reuniões de vendas;
  • organizar os materiais e apresentações para mostrar o que é de interesse do cliente de maneira clara e objetiva;
  • levar relatórios e orçamentos para os encontros, quando for necessário;
  • fazer vendas consultivas, analisando a necessidade do cliente e oferecendo  soluções customizadas.

Tenha um excelente atendimento

Um estudo feito pela MindMiners e a NeoAssist, apontou que 92% dos consumidores julgam o atendimento muito importante ou importante para escolher uma marca para comprar ou se relacionar. E cerca de 87% pararam de comprar produtos ou serviços porque tiveram um atendimento ruim.

Ou seja, colocar as pessoas certas no lugar certo e ter um padrão de qualidade nos atendimentos  é essencial para fazer vendas e fidelizar o público.

Para atender bem, comece o contato com o cliente de forma positiva! Evite conversas desagradáveis, negativas críticas aos concorrentes ou reclamar das suas próprias insatisfações e problemas. Seja empático, educado e respeite as dúvidas ou dilemas do consumidor. Esses cuidados vão te ajudar a ter sucesso em suas vendas.

Ofereça diferentes canais de contato

Quando o cliente consegue tirar suas dúvidas e visualizar, de formas diferentes, o produto ou serviço em análise, a chance dele fechar uma compra aumenta.

Crie páginas nas redes sociais, mantenha um site ativo e ofereça opções de contato variadas, seja por e-mail, telefone, WhatsApp ou até mesmo videochamadas.

Crie conteúdo para blogs e mídias sociais que demonstrem para seus clientes que você é uma referência no assunto.

Esteja sempre atento ao cliente

As percepções, reações e considerações do comprador são essenciais para a forma como você conduz a negociação.

Respeite o momento do consumidor e escute o que ele tem para dizer quando ele decidir ou quiser compartilhar.

Esteja a postos para atender as necessidades que ele pode ter de informações ou soluções em cada momento dessa interação. Antecipe a solução de problemas.

Mostre produtos e serviços com preços diferentes

É muito comum vendedores tentarem emplacar o que há de mais caro no portfólio da empresa.

Além de espantar pessoas que precisam de alternativas mais baratas, você pode causar desconfiança no cliente. Apresentando opções variadas e explicando como cada uma pode atender a necessidade do público, você prova que não quer empurrar algo a todo custo e que também está pensando no que é melhor para ele.

Ofereça benefícios para ter sucesso em suas vendas

Para adicionar valor à sua venda e estimular o desejo de compra, apresente benefícios e não o produto ou o serviço em si. Mostre ao seu cliente tudo que ele ganha ao fechar o negócio.

Além disso, crie atrativos adicionais para fidelizar seus clientes. Clube de descontos ou vantagens pelo tempo de uso  podem ser o toque final para fazer uma venda.

O Care Mais é um exemplo. Nosso programa oferece descontos em lojas, postos de combustíveis, restaurantes e compras on-line em todo o Brasil..

Utilize as mídias pagas para atrair clientes novos

Posts patrocinados, anúncios no Google, parcerias com influenciadores… são várias as estratégias digitais pagas que podem ser convertidas em vendas.

Usando esses recursos você aumenta seu alcance, a autoridade da sua marca e podem atingir diretamente suas personas, segmentando as ações para o público desejado.

Faça networking no seu mercado

Uma boa rede de relacionamento ajuda a organização a crescer. Por meio da troca de informações relevantes sobre o mercado, da contribuição mútua e de indicações você pode alcançar resultados melhores e também ajudar parceiros.

Faça networking e mantenha uma base de contatos sólida. Essa é uma estratégia que ajuda qualquer profissional e empresa

Quer que sua associação se destaque no mercado? Vem pra Care! Trabalhamos com eficiência para garantir o melhor para seu negócio, com planos simplificados e diversos serviços que permitem uma venda customizada, de acordo com a necessidade do seu público.

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