Care-Assistência-24hs Care Assistência 24hs

(31) 2519-0600

Dicas e novidades no

Blog da Care

Categorias: Fique por dentro

Os benefícios da música para a saúde mental e bem-estar

Você já parou pra pensar sobre os benefícios da música para a sua saúde mental e a influência que ela tem sobre nós? Seja em qual estilo for, a música é capaz de despertar emoções e sensações diferentes, além de trazer à tona diversas lembranças. 

Ouvir música vai além do lazer e não há dúvidas de que o recurso sonoro tem efeito no comportamento, no bem-estar e na saúde mental de cada um. 

As canções, sejam pops, sertanejas, clássicas ou heavy metal, proporcionam uma infinidade de sensações e benefícios reconhecidos por vários pesquisadores como uma espécie de modalidade que ajuda a desenvolver a mente humana. Além de ser um remédio para aliviar a tensão e o estresse do dia a dia.

O consumo musical na pandemia

O consumo musical cresceu neste último ano e se tornou uma ótima ferramenta para enfrentar a pandemia. Segundo uma pesquisa realizada em setembro de 2020 pelo Itaú Cultural e o Instituto Datafolha, ouvir música foi a principal atividade dos brasileiros

De acordo com dados divulgados pelo Spotify, no primeiro trimestre de 2020, cresceu o número de assinantes da plataforma de streaming de áudios. A marca alcançou 286 milhões de assinantes, indicando um aumento de 31% comparado ao mesmo período do ano anterior.

Isso sem falar das lives dos artistas, que foram um fenômeno durante uma parte da pandemia e arrebataram audiências gigantescas. O sucesso fez com que o Brasil fosse reconhecido como líder mundial quando o assunto é a realização de lives

Benefícios da música para a saúde mental

O cérebro humano é responsável pela percepção que nós temos do mundo. É por meio dele que desenvolvemos funções básicas do nosso corpo, além dos pensamentos, sentimentos e imaginação. 

E é aí que entra a música e suas características rítmicas e repetitivas. Ao ouvir música, você está estimulando o neocórtex, uma região do cérebro onde estão as áreas mais desenvolvidas do córtex. 

O cérebro processa o som e o nosso corpo sente os efeitos dele, acalmando e reduzindo a ansiedade, melhorando a comunicação, facilitando a concentração ou até mesmo ajudando no desenvolvimento do raciocínio.

O que é musicoterapia?

A descoberta dos benefícios da música para a saúde mental ao longo da história fez surgir a musicoterapia. A atividade clínica regulamentada no âmbito das profissões da saúde usa a música em tratamentos, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar. 

Essa profissão, que vem ganhando cada vez mais força e destaque no Brasil, tem atuação garantida em diversas áreas da saúde. Por meio de sons e do contato com instrumentos, ela pode aprimorar, por exemplo, o aprendizado na infância ou até mesmo dar suporte para que crianças autistas interajam melhor com amigos e familiares. 

De acordo com o musicoterapeuta, Marcelo Rubens, é possível ver os efeitos terapêuticos que a música oferece de forma prazerosa. “Em uma sessão de musicoterapia, algumas das experiências musicais como a audição trazem a possibilidade do indivíduo acalmar agitações físicas e/ou da psique, promovendo um ambiente acolhedor para se expressar”, afirma.

Agora que você já sabe que cantarolar embaixo do chuveiro ou ouvir diferentes tipos de músicas provocam uma série de respostas do corpo humano, que tal usar a música a seu favor e integrá-la à sua rotina diária? 

Se você precisar de apoio musical para relaxar, se concentrar, treinar ou para distrair a mente na estrada, conte com a Care! Em nosso perfil, elaboramos várias playlists temáticas para te acompanhar e incentivar a cuidar de si mesmo no dia a dia. Clique aqui para ouvir!

Compartilhe:
×