Care-Assistência-24hs Care Assistência 24hs

(31) 2519-0600

Dicas e novidades no

Blog da Care

Categorias: Aconteceu na Care

Como prevenir o câncer de mama? Outubro Rosa da Care Saúde

O câncer de mama deve atingir cerca de 625 mil pessoas no Brasil, por ano, até 2022. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que mostra, ainda, que este é o segundo tipo mais recorrente da doença, ficando atrás apenas do câncer de pele. Por isso, vale refletir: como prevenir o câncer de mama?

A campanha Outubro Rosa, que conscientiza a sociedade sobre as medidas de prevenção ao câncer de mama, é cada vez mais essencial.

O evento começou em 1990, com a “Corrida pela Cura” que arrecadou doações para a fundação Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, de Nova Iorque. Desde então, a campanha tem ganhado força não só entre instituições de saúde mas em toda a sociedade.

Nesta semana, a série de dicas da Care Saúde é sobre essas medidas. Saiba como prevenir o câncer de mama

>> Leia mais: Quando e quais exames fazer no check-up médico?

Fatores de risco do câncer de mama

O câncer de mama, assim como os outros tipos, conta com fatores de risco que não podem ser mudados, como a idade e hereditariedade.

Mulheres com mais de 50 anos têm um risco maior de desenvolver a doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas a ocorrência é rara.

Quem tem casos na família também têm maior chance de sofrer com a doença no futuro. Segundo o INCA, 5% a 10% dos casos de câncer de mama estão ligados à hereditariedade.

Porém, existem algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir a doença. São elas:

Exames que diagnosticam o câncer de mama

Segundo as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil, elaborada pelo Ministério da Saúde e pelo INCA, é recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia ao menos duas vezes por ano. Em contrapartida, a Sociedade Brasileira de Mastologia defende que a prevenção se inicie aos 40 anos.

A mamografia é um exame de imagem que gera radiografia das mamas, identificando possíveis tumores. É o principal exame de diagnóstico para o câncer de mama.

Além das consultas de rotina, é importante fazer a mamografia quando surgem sintomas como:

– caroço (nódulo) na mama;
– alterações de tamanho no mamilo, ou presença de líquidos;
– vermelhidão na mama;
– caroço no pescoço ou nas axilas.

O autoexame (ou exame de toque) também pode ser feito, mas não deve substituir a realização da mamografia, que dá o diagnóstico mais preciso da doença.

Hábitos para prevenir o câncer de mama

Ter uma rotina saudável é fundamental para diminuir as chances de desenvolver qualquer câncer. Com o de mama, não é diferente.

Para prevenir o câncer de mama, além da prática de atividades físicas regulares, é importante ter cuidado com a alimentação, que deve ser balanceada. 

Priorize alimentos naturais e não industrializados, como verduras, frutas e legumes. Frutas vermelhas (framboesa, amora, cereja, entre outras) são exemplos de alimentos saudáveis, que ajudam na prevenção.

Evite o consumo de carnes vermelhas e processadas, priorizando peixes e carnes magras. Também é importante evitar a ingestão de bebidas alcóolicas e o uso de cigarro.

Fique sempre atenta (o)!

A prevenção do câncer de mama não pode ser feita apenas no mês de outubro. É fundamental que todos fiquem atentos aos sintomas e fatores de risco, diariamente. A Care Saúde oferece descontos em todos os principais exames, inclusive na mamografia. 

Nosso objetivo é democratizar o acesso à saúde, facilitando a vida de milhares de brasileiros. Quer ter a Care Saúde no seu negócio? Entre em contato com o nosso comercial, pelo número: (31) 2519-0600.

Compartilhe:
×