Care-Assistência-24hs Care Assistência 24hs

(31) 2519-0600

Dicas e novidades no

Blog da Care

Categorias: Aconteceu na Care

Quando e quais exames fazer no check-up médico?

Você tem o costume de fazer check-up médico? Esse é o nome dado à bateria de exames, feitos de forma preventiva, a pedido de um clínico geral.

Os médicos recomendam que pessoas saudáveis façam um check-up ao menos uma vez por ano. Quem sofre de hipertensão, diabetes e outras doenças que precisam de um maior controle, devem fazer essa checagem mais de uma vez ao ano.

Nós sabemos que por conta da pandemia, é normal ter receio de ir ao médico em situações que não são de emergência, mas, ainda assim, é preciso ressaltar a importância do check-up anual.

>> Leia mais: Dicas da Care Saúde: quando procurar assistência médica durante a pandemia

Se você é parceiro da Care, marcar uma consulta de rotina é ainda mais fácil. Com o Care Saúde, você consegue descontos de até 70% em exames médicos, consultas clínicas e odontológicas, além do desconto em medicamentos. Saiba mais sobre o Care Saúde AQUI!

Neste artigo, que é mais um da série de dicas da Care Saúde, vamos falar dos principais exames feitos em um check-up médico, explicando a importância de cada um deles para a manutenção da saúde.

Exames para fazer no check-up médico

Hemograma

É um exame de sangue completo, que identifica a quantidade de plaquetas, hemácias (glóbulos vermelhos) e leucócitos (glóbulos brancos) no nosso organismo.

Esse exame pode ajudar a detectar:

– anemia;
– nível de glicose;
– nível de colesterol e triglicerídeos;
– leucemia;
– diabetes;
– doenças do sistema imune;
disfunções hepáticas;
entre outras.

Medição da pressão arterial

Ao medir a pressão arterial, o médico pode notar um quadro de hipertensão e iniciar o tratamento adequado, prevenindo problemas como: infarto, AVC, derrame, e outras doenças cardiovasculares.

Exame de urina

É feito para identificar o índice de glicose, proteínas, hemácias, leucócitos e até mesmo bactérias, presentes na urina. 

O exame serve para identificar infecções urinárias e disfunções nos rins, mas também pode apontar condições como a anemia e a diabetes.

Exame de fezes

Identifica a presença de possíveis micro-organismos, bactérias e parasitas. Por meio dele, é possível descobrir problemas intestinais e tumores, que podem evoluir para um câncer.

Colonoscopia

É outro exame que identifica possíveis disfunções no intestino, como pólipos, doenças inflamatórias, câncer de cólon, retocolite, entre outras.

Eletrocardiograma

Analisa os batimentos cardíacos e identifica problemas no coração. Com ele, é possível diagnosticar arritmias, taquicardias, bloqueio arterial e outras condições.

Mamografia

A mamografia é o exame preventivo da mama que identifica a presença de possíveis calcificações e tumores, que podem evoluir para o câncer de mama. 

É recomendado que mulheres acima de 40 anos façam este exame ao menos uma vez no ano. Quem tem casos de câncer na família, deve fazer com mais frequência.

Exame de próstata

Exame recomendado para homens acima de 40 anos. Serve para prevenir o câncer de próstata. Pode ser feito de duas formas:

– PSA: exame de sangue que mede os níveis de antígeno prostático específico, uma substância que, quando apresenta nível elevado, indica a possibilidade de um câncer;
– toque retal: exame clínico em que o médico avalia o volume da próstata pelo toque.

Outros exames

Além dos citados acima, temos outros exames preventivos importantes, que também podem ser solicitados pelo clínico geral. São eles:

– teste ergométrico: avalia as funções cardiovasculares;
– papanicolau: previne câncer no colo do útero;
– ultrassonografia do abdome: avalia alterações na bexiga, fígado, pâncreas, e outros órgãos. 

Se você ainda não marcou o seu check-up anual, é hora de procurar a sua clínica de preferência para fazê-lo. No nosso blog, você também confere outras dicas da Care Saúde!

Compartilhe:
×