Care-Assistência-24hs Care Assistência 24hs

(31) 2519-0600

Dicas e novidades no

Blog da Care

Categorias: Assistência 24h

Saiba como a falta de visibilidade afeta a segurança no trânsito

Você sabia que ao anoitecer, os motoristas perdem cerca de 50% de sua percepção da estrada? Esse dado, divulgado em um estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), ajuda a entender porque a falta de visibilidade é uma das principais causa dos acidentes de trânsito.

O problema é um dos principais assuntos tratados durante a Semana Nacional do Trânsito, campanha do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e que tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”.

Fique atento a dicas de como os motoristas podem melhorar a visibilidade.

1 ) Limpe os vidros corretamente

O clima pode ser um grande inimigo da visibilidade no trânsito. Tempestades severas e neblinas prejudicam a visão de motoristas e pedestres, aumentando o risco de acidentes.

Por isso, é fundamental que você tenha recursos necessários para desembaçar os vidros do carro. Ar quente, ar-condicionado e desembaçador traseiro ajudam a reduzir a umidade do veículo, deixando os vidros limpos.

Não tente limpar os vidros usando as mãos. Dedos gordurosos causam manchas, prejudicando ainda mais a visibilidade.

Outro cuidado importante deve ser tomado com as palhetas do limpador de para-brisa. Quando ressecadas, elas têm dificuldade em escoar a água que cai no vidro do carro, por isso, devem ser trocadas sempre que necessário.

 2) Cuide da visão

De acordo com o estudo da ABRAMET, pessoas acima de 60 anos, ou que têm doenças oftalmológicas, como astigmatismo e miopia, sofrem uma perda de mais de 50% da visibilidade noturna.

Por isso, é fundamental que motoristas com problemas de visão tenham consultas frequentes com um oftalmologista e usem as lentes ou óculos recomendados para dirigir.

3) Cuidado com os pontos cegos

Os retrovisores devem cobrir o seu campo visual da melhor forma possível, diminuindo os pontos cegos. 

Todo motorista deve regular os retrovisores laterais corretamente, colocando-os em direção ao vidro traseiro e não ao veículo. Se o retrovisor está mostrando o seu carro, ele está regulado de forma errada. 

Outros recursos podem te ajudar a compensar os pontos cegos do carro, como sensores (que identificam a presença de objetos ao redor do veículo) e câmeras.

4) Cuidado com as películas

Se você usa películas nos vidros do carro, é importante que elas não sejam muito escuras, especialmente as que ficam no vidro dianteiro.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a luminosidade do vidro da frente deve ser de, no mínimo, 75%, para não comprometer a visão do motorista. Nos vidros traseiros, é tolerada a porcentagem de 70%.

5) Confira a condição dos faróis

Antes de dirigir à noite, é importante checar todos os faróis e lanternas do seu veículo. Faróis desregulados e lâmpadas queimadas prejudicam a visibilidade tanto do condutor do carro, quanto dos outros motoristas.

Outras dicas para visibilidade no trânsito

Para reduzir o número de acidentes, motoristas, motociclistas, passageiros e pedestres devem fazer o seu papel, diminuindo, ao máximo, os fatores de risco que abordamos. Para os condutores de qualquer tipo veículo, é necessário:

– manter uma distância segura dos veículos da frente;
– fazer a manutenção do carro (pneus, para-brisa, retrovisores, faróis etc.);
– evitar contato visual com os faróis de outros veículos;
– pausar a qualquer sinal de cansaço.

Com o veículo em ordem, cabe ao motorista dirigir dentro dos limites de velocidade. Durante a noite, o tempo de percepção de espaço é bem menor, assim como a capacidade de reação, que também fica prejudicada. Quem dirige acima da velocidade recomendada nas vias corre o risco de perder o controle do carro.

Já falamos, aqui, sobre outras medidas importantes que podem te ajudar a evitar acidentes. Confira!

A assistência 24h da Care está preparada para te atender em todas as situações. Nossos prestadores, espalhados pelo Brasil, estão disponíveis para te ajudar em qualquer imprevisto, seja com motos, veículos leves ou pesados.

Precisou de ajuda? Então fale com a Care pelo (31) 2519-0600. A gente cuida de tudo!

Confira as respostas do caça-palavras de visibilidade no trânsito que fizemos nas nossas redes sociais:

Compartilhe:
×